Combinação poderosa do alho com azeite de oliva

A combinação de alho com azeite de oliva ajuda a prevenir uma série de doenças. Veja como preparar essa receita bem fácil.

Foto meramente ilustrativa de alho (Pixabay)

O alho, um alimento que não pode faltar no preparo das refeições brasileiras, foi objeto de um estudo com resultados que deixaram os pacientes animados. Porém, vale a pena ler a matéria porque o estudo usou alho cru e não refogado como é usado na culinária verde amarela.

Publicidade

Um estudo sobre as DCNT, ou doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, câncer, diabetes e outras, normalmente relacionadas ao estilo de vida, obteve resultados interessantes ao analisar o impacto do alho com azeite de oliva.

A pesquisa realizada por uma equipe paquistanesa, dividiu os pacientes com diabetes tipo II em 2 grupos. Um recebeu tratamento com medicamentos regulares e o outro grupo, além dos medicamentos, recebeu alho em pó (500 mg), comprado em supermercado, mais azeite de oliva (1,1 mg), 3 vezes por dia.

De acordo com a médica e pesquisadora Mutsuko Onishi, japonesa, residente nos Estados Unidos, os pacientes que ingeriram alho e azeite durante os 6 meses de estudo, apresentaram uma melhora positiva.

“O grupo que consumiu alho e azeite de oliva apresentou níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol, ou seja, apresentou melhora nos níveis de lipídios em relação ao grupo que não consumiu”, apontou.

Alicina combinada com azeite de oliva

A pesquisadora analisou que o efeito redutor de lipídios é devido à alicina, um dos princípios ativos do alho, ou que o ácido oleico e os polifenóis do azeite de oliva podem ter exercido efeitos antioxidantes.

Há estudos que relatam que o alho é eficaz na prevenção de doenças cerebrovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC). A nutricionista japonesa Kumiko Morishita destaca os efeitos sinergéticos do alho e do azeite de oliva. 

Entendendo a alicina e o ajoene

Foto ilustrativa de alho cru (PxHere)

“Entre os principais componentes da culinária mediterrânea, reconhecida pelos benefícios à saúde, o alho e o azeite formam uma ótima combinação. A alicina se converte em ajoene quando adicionada ao azeite de oliva, substância também benéfica para a saúde.” afirma a nutricionista.

O ajoene tem propriedades anticoagulantes e ao prevenir a formação de trombos, diminui o risco de infarto do miocárdio e AVC.

A alicina é um princípio ativo que se desnatura quando esquentada. Para obter o melhor do alho, deve ser picado para ser consumido rapidamente. Já o ajoene é  estável, por isso, o alho picado pode ser consumido depois.

Como preparar o alho com azeite de oliva e como consumir

À esq. alho (Public Domain Pictures) e à dir. azeite de oliva (Pixabay)

Para desfrutar dos benefícios do antioxidante natural ajoene, lave bem os dentes do alho e seque-os antes de picar. Coloque-os em um recipiente pequeno com o azeite de oliva e sirva-se diariamente, cru, porque se for esquentado perde as propriedades.

Essa mistura vai bem com as saladas, carnes, peixes, pães e outros. Se quiser, adicione outros temperos como as ervas.

Cuidado com o excesso da ingesta do alho, pois pode causar mau hálito, azia e dor de estômago. A quantidade indicada pela médica pesquisadora Mutsuko Onishi é o equivalente a um ou 2 dentes de alho por dia.

Fonte: Josei Jishin

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sete mergulhadores desaparecem e 6 são encontrados vivos

Publicado em 19 de junho de 2023, em Sociedade

Um grupo estava fazendo o mergulho drift em um famoso point de Okinawa, quando desapareceu.

Navio da Guarda Costeira fazendo a busca dos mergulhadores desaparecidos (RBC)

Pouco antes do meio-dia de segunda-feira (19), 7 pessoas desapareceram temporariamente durante o mergulho, na costa da cidade de Itoman (Okinawa), e a Guarda Costeira foi acionada por um instrutor.

Publicidade

Até as 15h a Guarda Costeira já localizou 6 desses mergulhadores e o trabalho de resgate está sendo efetuado, todos vivos. 

Segundo a Guarda Costeira, a denúncia do desaparecimento foi às 11h48, por parte da pessoa do barco que ficou esperando no ponto combinado mas não os viu, informando que foi nas imediações do Lukan Reef, um recife em formato de donut, muito famoso, a 10 quilômetros de Itoman. Segundo ele, os sete desceram para o mergulho por volta das 10h e o combinado era de retornar uma hora depois.

A beleza do mar atrai os mergulhadores e, segundo um homem, dono de uma loja de mergulho, com experiência de mais de 10 anos, há pontos com até 40 metros de profundidade, explicou para a NHK. 

Um dos mergulhadores sendo resgatado por um da equipe do helicóptero da Guarda Costeira (RBC)

Até as 14h a Guarda Costeira resgatou 6 mergulhadores, os quais foram encontrados pelas buscas de helicópteros e embarcações. Eles estavam a cerca de 5 quilômetros a sudeste do recife.  

No total são 7 pessoas: 3 homens, 1 mulher, 1 de sexo desconhecido e 2 instrutores. Um continua sendo procurado.

Estavam praticando o chamado mergulho drift, também conhecido como em se deixar levar pela correnteza ou de arrasto, o que pode ser necessário mais experiência sob a água. Esse ponto específico é muito procurado por mergulhadores de nível avançado, pois a corrente pode ficar forte repentinamente.   

~Atualização~ Segundo informações da Guarda Costeira todas as 7 pessoas foram encontradas e resgatadas até pouco depois das 15h, ilesas.

Rukan Reef, a 10 km de Itoman (Google Maps)

Fontes: Okinawa Times, NTV, NHK, RBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão