A Rússia já enviou um primeiro lote de armas nucleares táticas a Belarus (Bielorússia), diz Vladimir Putin.
Putin disse em um fórum que elas seriam usadas se o território da Rússia ou estado fossem ameaçados.
O governo dos EUA diz que não há indicação de que o Kremlin planeja usar armas nucleares para atacar a Ucrânia.
Belarus é um importante aliado russo e serviu como plataforma de lançamento para a invasão de escala integral de Putin à Ucrânia em fevereiro do ano passado.
Putin disse que a transferência de ogivas nucleares táticas seria concluída até o fim do verão.
Ao responder perguntas após um discurso no Fórum Internacional de São Petersburgo, o presidente da Rússia disse que a medida era sobre “contenção” e para lembrar qualquer pessoa sobre “pensar em forçar uma derrota sobre nós”.
Sobre a possibilidade de usar essas armas nucleares, Putin respondeu ao moderador do fórum: “Por que deveríamos ameaçar o mundo inteiro? Eu já disse que o uso de medidas extremas é possível no caso de haver um perigo para a posição de Estado russo”.
Armas nucleares táticas são pequenas ogivas nucleares e sistemas de execução destinados para uso no campo de batalha, ou para um ataque limitado. Elas são designadas a destruir alvos inimigos em uma área específica sem causar precipitação radioativa disseminada.
As menores armas nucleares podem ser de 1 quilotonelada ou menos (produzindo o equivalente a milhares de toneladas de explosivo TNT). As maiores podem ser tão grandes quanto 100 quilotoneladas.
Em comparação, a bomba atômica que os EUA lançaram sobre Hiroshima no ano de 1945 tinha 15 quilotoneladas.
Fonte: BBC