Putin confirma primeiro envio de armas nucleares táticas a Belarus

Segundo Vladimir Putin, o movimento de armas nucleares era para ‘contenção’.

Bandeiras da Rússia e Belarus (banco de imagens)

A Rússia já enviou um primeiro lote de armas nucleares táticas a Belarus (Bielorússia), diz Vladimir Putin.

Publicidade

Putin disse em um fórum que elas seriam usadas se o território da Rússia ou estado fossem ameaçados.

O governo dos EUA diz que não há indicação de que o Kremlin planeja usar armas nucleares para atacar a Ucrânia.

Belarus é um importante aliado russo e serviu como plataforma de lançamento para a invasão de escala integral de Putin à Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Putin disse que a transferência de ogivas nucleares táticas seria concluída até o fim do verão.

Ao responder perguntas após um discurso no Fórum Internacional de São Petersburgo, o presidente da Rússia disse que a medida era sobre “contenção” e para lembrar qualquer pessoa sobre “pensar em forçar uma derrota sobre nós”.

Sobre a possibilidade de usar essas armas nucleares, Putin respondeu ao moderador do fórum: “Por que deveríamos ameaçar o mundo inteiro? Eu já disse que o uso de medidas extremas é possível no caso de haver um perigo para a posição de Estado russo”.

Armas nucleares táticas são pequenas ogivas nucleares e sistemas de execução destinados para uso no campo de batalha, ou para um ataque limitado. Elas são designadas a destruir alvos inimigos em uma área específica sem causar precipitação radioativa disseminada.

As menores armas nucleares podem ser de 1 quilotonelada ou menos (produzindo o equivalente a milhares de toneladas de explosivo TNT). As maiores podem ser tão grandes quanto 100 quilotoneladas.

Em comparação, a bomba atômica que os EUA lançaram sobre Hiroshima no ano de 1945 tinha 15 quilotoneladas.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro morre afogado no rio, depois do churrasco

Publicado em 19 de junho de 2023, em Sociedade

O brasileiro, vítima de afogamento, foi encontrado pelos amigos.

Rio Itadori, onde o brasileiro morreu por afogamento (CBC TV)

Segundo informações da polícia, por volta das 17h40 de sábado (17), três amigos estavam nadando no Rio Itadori, na cidade de Seki (Gifu), depois de terem desfrutado de um churrasco, quando um deles foi levado pela correnteza.

Publicidade

O socorro foi chamado por um responsável pelo camping nas imediações, a pedido de um deles, mas já foi encontrado morto. A vítima é o brasileiro Ricardo Teruhiko Wajima (ワジマ・リカルド・テルヒコ), 41, trabalhador haken, da cidade de Okazaki (Aichi).

De acordo com o corpo de bombeiros, ele foi encontrado de bruços, 50 metros abaixo do local, pelos amigos, os quais o retiraram da água, mas morreu em seguida, cuja causa foi por afogamento.

A polícia informou que o grupo de amigos estava a cerca de 250 metros abaixo da ponte Suginoko, fazendo churrasco na margem do rio, desde das 16h, sendo que ninguém ingeriu bebida alcoólica.

Nesse local, o rio tem cerca de 5 metros de largura e 1 de profundidade. A polícia suspeita que o brasileiro tenha escorregado e teria sido levado pela correnteza que estava relativamente forte nessa hora. 

Fontes: CBC TV, NGK, Nagoya TV e Gifu Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão