Começa o verão: delícias para comemorar a chegada

O Japão é um país com muitas tradições e no solstício de verão não é diferente. Veja como se comemora esta data.

Foto ilustrativa de melancia, uma das frutas típicas do verão (StockSnap)

A data de 21 de junho é marcada como solstício de verão no Hemisfério Norte, dia em que o sol está no ponto mais alto do ano, portanto, o mais longo.

Publicidade

Chamado de geshi em japonês (夏至), é um dos vinte e quatro termos solares e ocorre por volta do final de junho de cada ano, quando a estação chuvosa está chegando ao fim.

Há um costume de comemorar a data incluindo a abóbora d’água ou melão de inverno, chamada togan (冬瓜), no cardápio. Tem a textura parecida com o melão, sem o sabor doce. Essa hortaliça é preparada em sopa ou ensopado, com carne de porco ou frango, em saladas e refogados. 

‘Togan’ em japonês, abóbora d’água (JA)

Por ser rica em minerais e vitamina C, além de ser de baixíssima caloria, ajuda a manter e fortalecer a imunidade do corpo e também da saúde dos ossos, prevenindo diversas doenças. É um alimento nutritivo, ideal para começar bem o verão para não correr o risco de ter a exaustão chamada de natsubate

E é preciso ir preparando o corpo para a chegada do alto verão, logo depois da estação chuvosa, que este ano deverá findar antes da média normal.

Outros alimentos do solstício de verão

Em geral, se prepara pratos com o melão de inverno, mas em algumas regiões, há costumes diferentes. Na região Kansai é o polvo que entra no cardápio das famílias. Aliás, esse também é um alimento rico em nutrientes e ajuda a prevenir a exaustão de verão.

Já em Fukui há locais que preservam a tradição de comer cavala ou sabá em japonês (鯖), assada. Parece que esse costume começou na era Edo, quando o senhor feudal distribuiu ao povo a cavala pescada na costa da província, assada inteira, para que sobrevivesse ao calor intenso do verão.

De fato, esse peixe tem proteína, é rico em ômega 3, tem as vitaminas A, B6, B12, D e E, além dos minerais, por isso, ajuda a manter o corpo bem nutrido.

Esta data marca o início da estação que remete ao lazer no rio, na praia ou no campo, usando roupas mais leves e coloridas, mas também é preciso cuidar da insolação e da fadiga, especialmente nas crianças e idosos.

Tenha um ótimo verão!

Fontes: WeatherNews, Yahoo! e Oggi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão cai em ranking global de igualdade de gênero

Publicado em 21 de junho de 2023, em Sociedade

No Global Gender Gap Report anual divulgado pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (21), o Japão ficou em 125º lugar entre 146 nações.

Ilustrativa (banco de imagens)

O Japão caiu no ranking global de igualdade de gênero, principalmente porque homens têm mais oportunidades do que mulheres nos campos de economia e política.

Publicidade

No Global Gender Gap Report anual divulgado pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (21), o Japão ficou em 125º lugar entre 146 nações. Em 2022, o país foi classificado na 116ª posição.

O relatório compila rankings para “Participação e Oportunidade Econômica”, “Realização Educacional”, “Saúde e Sobrevivência” e “Empoderamento Político”.

No geral, a Islândia continua no topo da lista por 14 anos consecutivos, seguida por Noruega, Finlândia e Nova Zelândia.

O Japão quase atinge paridade em educação e cuidados da saúde, mas recebeu avaliações fracas nas outras duas categorias.

O país fica em 138º lugar na categoria política, visto que as mulheres contaram por apenas 10% das legisladoras da Câmara Baixa e 8,3% de membros do Gabinete.

O relatório adverte que levaria 162 anos para alcançar paridade de gênero na política no mundo, e 131 anos para igualdade geral.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão