O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF) divulgou na quarta-feira (28) que irá suspender temporariamente a importação do frango do Brasil.
O motivo é a confirmação da gripe aviária – H5N1 – no Espírito Santo. Segundo a Agência Brasil, o governo local “proibiu o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, localizada nos municípios de Guarapari e Vila Velha, região metropolitana de Vitória, no total de 8 ilhas”.
“O Espírito Santo é o estado com o maior número de casos de gripe aviária no país, com 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados. Até então, o Brasil nunca havia registrado ocorrência da doença em seu território”, informou a Agência Brasil.
Em resposta a essa confirmação, o MAFF suspendeu, não só a importação do frango abatido, mas também das galinhas vivas para evitar a propagação no solo japonês.
A suspensão é temporária e o ministério está acompanhando o quadro da infecção no Brasil, desejando que não chegue ao sul do país.
Para o Japão, o Brasil é o maior fornecedor de frango, pois no ano passado foram 412 mil toneladas, representando 70% do total de importação da carne dessa ave.
Um representante do MAFF calculou que o impacto desse surto no Espírito Santo deverá ser limitado, em relação à importação, pois é um estado que responde por apenas 1% da produção no Brasil, e considera-se a importação de outros estados.
Fontes: Agência Brasil, MAFF e NHK