Em relação à chuva intensa em várias áreas, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), informou que a frente chuvosa baiu aumenta a atividade na sexta-feira (30), podendo causar desastres, por isso, recomenda cautela e prevenção.
A frente chuvosa vem em atividade desde segunda-feira (26) e deverá se intensificar no final de semana, especialmente sobre uma ampla faixa banhada pelo Mar do Japão. Portanto, as regiões de Hokuriku e Chugoku poderão ter pluviosidade histórica.
Como já vem chovendo há dias, aumenta ainda mais o risco de desastres causados por deslizamentos, enchentes e inundações.
Na sexta-feira a previsão é de:
- 200 mm no norte de Kyushu
- 180 mm em Hokuriku e Kinki
- 150 mm no sul de Kyushu, Yamaguchi e Tokai
- 120mm em Chugoku e Kanto-Koshin
- 100 mm em Tohoku e Niigata
No sábado (1.º) a previsão é de:
- 100 a 200 mm em Yamaguchi, Kyushu e Kinki
- 100 a 150 mm em Niigata, Chugoku, Hokuriku, Kanto-Koshin e Tokai
Além da chuva intensa, no sábado a AMJ prevê raios em ampla área, por isso, pede cautela.
A recomendação é ter em mãos o mapa da área de risco (hazard map) e também a mochila de emergência caso seja necessário buscar abrigo.
Nuvem arcus em Aichi
A chuva de quinta-feira (29) causou alagamentos na cidade de Nagoia (Aichi) e um deslizamento na rodovia 303 na cidade de Ibigawa (Gifu).
Uma nuvem arcus foi vista em Okazaki (Aichi) na quinta-feira e, segundo o meteorologista entrevistado da Tokai TV, é acessória da cumulonimbus. Em torno dela cai uma forte chuva simultaneamente às rajadas de vento ou é a causa da queda de granizo.
Veja o mapa de riscos de desastres em tempo quase real chamado Kikikuru (toque aqui).
Fontes: Tokai TV, NHK e Tenki