Número de famílias com filhos no Japão cai para menos de 10 milhões pela 1ª vez

A política de cuidados infantis tem sido uma prioridade para o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida.

Famílias com crianças e jovens com idade igual ou inferior a 18 anos situaram-se a 9,917 milhões (ilustrativa/banco de imagens)

O número de famílias no Japão com filhos caiu para menos de 10 milhões em 2022 pela primeira vez desde 1986 quando dados comparáveis se tornaram disponíveis, mostraram dados do governo na terça-feira (4), oferecendo um novo alerta sobre a taxa de natalidade que diminui rapidamente no país.

Publicidade

Famílias que têm crianças e jovens com idade igual ou inferior a 18 anos situaram-se a 9,917 milhões, queda de 3,4 pontos percentuais em comparação a dados de 2019 para uma baixa recorde de 18,3% do total, de acordo com dados trienais divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

A política de cuidados infantis tem sido uma prioridade para o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, que revelou em junho medidas sobre criação de filhos para reverter a taxa de natalidade em baixa na nação em envelhecimento.

Dentre essas famílias, 49,3% têm um filho, 38% dois, enquanto aquelas com três ou mais situaram-se a 12,7%, mostraram os dados.

Dados separados divulgados no início do ano pelo ministério mostraram que o número de bebês nascidos no Japão em 2022 caiu para menos de 800 mil pela primeira vez desde 1899, quando os registros de dados tiveram início.

A pesquisa, conduzida entre junho e julho do ano anterior, reuniu respostas de um total de 203.819 famílias. Dentre elas, 5.499 indivíduos forneceram respostas especificamente relacionadas a cuidados com idosos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrangeiros tiveram experiência de usar yukata

Publicado em 4 de julho de 2023, em Sociedade

Um grupo de estrangeiros de diversos países, incluindo o Brasil, puderam ter a experiência de usar yukata para ir ao festival.

Estrangeiros de 5 países, incluindo o Brasil, se vestiram de yukata para o festival (Chunichi Shimbun)

Para que os residentes estrangeiros vivenciem a cultura tradicional japonesa, a Associação Internacional de Fukuroi (Shizuoka) realizou o evento “Vamos vestir yukata e experienciar o Festival Tanabata!”, no sábado (1.º).

Publicidade

O evento foi copatrocinado pela organização de apoio às mulheres Soroptimist International da cidade e pela associação. Participaram 38 pessoas, da faixa dos 3 aos 50 anos, de cinco países, incluindo Brasil, Filipinas, Mianmar e Taiwan.

Com o auxílio das integrantes da Soroptimist e voluntárias da associação, os estrangeiros participantes tiveram ajuda para serem vestidos com o traje e puderam ter a experiência do yukata.

Com as estampas florais como íris e morning glory que fazem sucesso entre as mulheres, uma vietnamita, 29, disse sorrindo que “são muito bonitas, o yukata veste bem e é confortável, além de ser fresco”.

Assim, os estrangeiros saíram para passear nas ruas da cidade para ver as tiras de papel colorido com os pedidos escritos, típicos do Festival Tanabata.

O que é yukata e onde encontrar 

Yukata (浴衣) é uma vestimenta tradicional do Japão, usada no verão, com obi (espécie de faixa na cintura). É confeccionada em tecido de algodão, mais fresco, mas atualmente há muitos modelos com fibras sintéticas.

Tanto as crianças quanto os adultos usam para ir aos festivais, assistir fogos de artifício ou simplesmente para passear pelas ruas. Vale a pena ter essa experiência, ainda mais que esse tipo de kimono mais leve pode ser encontrado a preços bem em conta.

No caso das mulheres, convém marcar um cabeleireiro japonês que também faça o kitsuke (着付け), o que significa a arte de vestir o kimono, pois sairá de lá com o cabelo arrumado e a veste bem arrumada.

Toque aqui para abrir a página e ver várias opções de yukata, masculino e feminino, por até 5 mil ienes.

Fonte: Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão