Segundo informações da Prefeitura de Ikoma (Nara), por volta das 05h16 de quarta-feira (5), entrou um comunicado de que o Rio Tatsuta estava tingido de verde.
Os técnicos da prefeitura realizaram uma investigação, quando encontraram um pó vermelho e outras substâncias, em uma extensão de 20 a 30 metros de uma parede de concreto, mas também em outros locais como o Rio Mochi, montante do riacho supostamente contaminado.
Segundo a informação, quando o pó vermelho é dissolvido na água fica verde. Depois, foi revelado que se trata de um reagente chamado fluoresceína sódica, usado na produção de sais de banho e não tóxico. Uma especialista disse para a reportagem da NHK que essa substância é também usada como corante dos alimentos, portanto, não oferece risco.
A informação é de que não foram encontrados danos aos seres vivos do rio. Enquanto a prefeitura realiza a investigação para saber a origem dessa ocorrência, recomendou aos agricultores que não usem a água nas suas propriedades, bem como pediu à população local para não entrar no rio.
Essa ocorrência do rio tingido de verde virou caso de polícia, pois há suspeita que alguém tenha jogado o pó, intencional ou acidentalmente.
Veja o tuíte de uma pessoa preocupada com os peixes.
竜田川に異変!緑色に
魚大丈夫かなぁ…心配です pic.twitter.com/bJz1peHcmZ— maako (@maakohana) July 5, 2023
Fontes: News Digest, NHK e FNN