Segundo analistas, a desistência relacionada à construção da fábrica de chips da Foxconn marca um retrocesso nas metas da indústria da tecnologia da Índia (banco de imagens)
A fornecedora da Apple, a Foxconn, desistiu de um negócio de US$19,5 bilhões com a gigante da mineração indiana Vedanta de construir uma planta de chips no país.
Publicidade
A medida ocorre menos de 1 ano após as companhias terem anunciado planos de estabelecer a instalação no estado de Gujarate.
Alguns analistas dizem que isso marca um retrocesso nas metas da indústria da tecnologia da nação.
Entretanto, um ministro do governo diz que isso não terá impacto nas ambições de fabricação de chips do país.
“Houve reconhecimento de ambos os lados de que o projeto não estava fluindo rápido o suficiente”, disse a Foxconn em uma declaração.
“O espantoso abandono da Foxconn, com sede em Taiwan, é uma pancada considerável para as ambições de semicondutores da Índia”, disse à rede BBC Paul Triolo da companhia de aconselhamento global Albright Stonebridge Group.
“A aparente causa do abandono é a falta de uma parceira de tecnologia clara e caminho para empreendimento conjunto”, acrescentou ele. “Nenhuma parte tinha experiência significante em desenvolver e administrar uma operação de arga escala de fabricação de semicondutores”.
O governo indiano vem trabalhando em estratégias para dar suporte à indústria de fabricação de chips.
No ano passado, ele criou um fundo de US$10 bilhões para atrair mais investidores no setor, em uma tentativa de se tornar menos dependente de fabricantes de chips estrangeiras.
Fonte: BBC