A Isuzu Motors do Japão vai abandonar a produção e vendas de caminhões na Rússia, disseram fontes informadas nesta sexta-feira (14).
A fabricante japonesa de veículos comerciais vendeu todas as participações na subsidiária local Isuzu Rus para a grande montadora russa Sollers após julgar que seria difícil continuar o negócio em meio à situação internacional incerta em torno da Rússia, de acordo com as fontes.
Após a invasão da Rússia à Ucrânia, a Isuzu suspendeu a produção em março de 2022. Para o ano fiscal que terminou em março de 2023, a companhia registrou um prejuízo extraordinário de aproximadamente ¥1,7 bilhão em uma base consolidada devido à suspensão de produção na Rússia.
A montadora havia dito que estava considerando a futura direção de seus negócios russos.
A Isuzu Rus, estabilizada em 2007, produziu cerca de 3,7 mil veículos, principalmente a série N de caminhões de pequeno porte, no ano fiscal que terminou em março de 2022.
Seus funcionários, cujo número totaliza 200, continuarão a ser empregados na Sollers se eles desejarem após a retirada dos negócios da Isuzu.
Fonte: Nippon