Do lado de Yamanashi, cuja abertura para a temporada do Monte Fuji foi em 1.º deste mês, por volta da 1h de sexta-feira (14), uma pessoa que escalava, viu um homem caído e ligou para o socorro.
Um japonês, 71, de Aomori, foi encontrado morto a 400 metros acima da cabana da 8.ª parada. Segundo a polícia, foi levado para o hospital, onde foi constatado que morreu de uma doença.
No primeiro final de semana após a abertura do Monte Fuji, para escalada na rota Subashiri, província de Shizuoka, a polícia e os bombeiros receberam 5 pedidos de socorro.
Por volta do meio-dia de domingo (16), uma mulher estrangeira pediu socorro porque não conseguia mais andar por causa de uma lesão na perna quando descia o Monte Fuji, junto com mais 3 amigos. Possivelmente foi um entorse no tornozelo. Os amigos desceram primeiro para esperá-la, e ela foi socorrida pelos bombeiros.
Por volta das 11h30, um casal de 64 e 58 anos, de Numazu (Shizuoka), estava voltando da escalada quando se perderam e pediram ajuda. Três membros da equipe de resgate da polícia se dirigiram para o resgate e encontrou os dois por volta das 13h30. Antes das 15h desceram a trilha da montanha.
Entre os demais pedidos de socorro, um homem teve uma cãibra na perna e uma brasileira, 54 anos, de Kani (Gifu) não conseguia mais se mover, no sábado, por volta das 11h35, por isso foi socorrida.
Fontes: SBS e JNN