A Itália emitiu alertas vermelhos de clima quente para 16 cidades no domingo (16), com meteorologistas advertindo que as temperaturas atingirão altas recordes por todo o sul da Europa nos próximos dias.
Espanha, Itália e Grécia já vêm vivenciando temperaturas exorbitantes há vários dias, prejudicando a agricultura e deixando turistas brigando por uma sombra.
Entretanto, um novo anticiclone chamado Charon, chegou na região vindo da África do Norte e pode fazer com que as temperaturas fiquem acima dos 45ºC em partes da Itália nesta semana.
Na Espanha, agências de meteorologia alertaram sobre o risco de incêndios florestais e disse que não seria fácil dormir durante a noite, sendo que era improvável que as temperaturas ficassem abaixo dos 25ºC em todo o país.
A onda de calor se intensificará a partir desta segunda-feira (17), com as temperaturas chegando aos 44ºC no Vale do Guadalquivir perto de Sevilha no sul do país, previram agências de meteorologia.
A temperatura mais quente registrada na Europa de 48,8ºC, marcada em Sicília há 2 anos, poderia ser superada nos próximos dias, notavelmente na ilha italiana de Sardenha, disseram meteorologistas.
Os EUA também estão dominados por altas temperaturas, com cerca de um quarto da população sob alertas de calor extremo.
Fonte: Straits Times