Fonte misteriosa envia sinais de rádio do espaço para a Terra desde 1988

É pouco provável que a natureza desses sinais tenha sido observada antes, deixando pesquisadores perplexos sobre sua origem.

Planeta Terra (banco de imagens)

Cientistas fizeram uma descoberta fascinante em relação a uma fonte desconhecida que envia sinais de rádio consistentemente para a Terra desde pelo menos 1988.

Publicidade

É pouco provável que a natureza desses sinais tenha sido observada antes, deixando pesquisadores perplexos sobre sua origem.

Por mais de 35 anos, essa fonte misteriosa vem emitindo rajadas de energia de 20 minutos com níveis diferentes de brilho.

Enquanto essas emissões lembrem os pulsos de energia emitidos por pulsares ou rajadas rápidas de rádio, que tipicamente duram milissegundos a vários segundos, a fonte recém-descoberta segue um padrão de pulsação de 21 minutos, um fenômeno anteriormente considerado impossível por explicações científicas.

Pulsares são estrelas de nêutron que giram rapidamente e emitem ondas de rádio enquanto rotacionam.

Ocasionalmente, essas emissões podem ser detectadas brevemente e brilhantemente na Terra, similares à luz de um farol rotativo.

Cientistas estabeleceram uma “linha da morte de pulsar”, a qual sugere que pulsares devem possuir um forte campo magnético e girar a uma velocidade suficiente a ser observável da Terra. Entretanto, o objeto recém-descoberto, chamado de GPMJ1839-10, desafia esses pressupostos enquanto opera além dos limites esperados de um pulsar.

Alternativamente, os pesquisadores especulam que a fonte poderia ser uma estrela anã altamente magnetizada ou magnetar, um tipo de estrela de nêutron com campos magnéticos incrivelmente poderosos. Mas esses objetos tipicamente não emitem sinais como aqueles observados do GPMJ1839-10.

Curiosamente, os sinais dessa fonte foram na verdade detectados em 1988. Contudo, eles foram ignorados por pesquisadores na época. Foi apenas após a recente identificação desses sinais que os cientistas olharam mais de perto arquivos antigos de ondas de rádio e confirmaram que a fonte emite sinais há mais de três décadas.

Essa descoberta aponta para a possibilidade de mais revelações de dados similares não examinados no futuro.

Pesquisa adicional pode ajudar a determinar a singularidade da fonte recém-descoberta e esclarecer os mecanismos responsáveis pelas emissões.

Os detalhes desta descoberta foram publicados no jornal Nature em um documento intitulado “Atuante transitório de rádio de longo período há três décadas”.

Fonte: TS2

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peruana é localizada e presa por ter causado fratura na vítima e fugir

Publicado em 20 de julho de 2023, em Crime

A polícia informou que localizou e prendeu no mesmo dia a motorista que causou o atropelamento e fugiu.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão