A francesa em questão, desapareceu há 5 anos e a polícia continua à sua procura, sob as óticas de incidente e de acidente.
Foto da francesa desaparecida há 5 anos (JNN)
O secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, informou na quarta-feira (20), que uma comissão dos desaparecidos da Organização das Nações Unidas (ONU), solicitou ao governo japonês informações sobre a investigação do súbito desaparecimento da francesa Tiphaine Veron, na época com 40 anos, a qual estava a turismo em Nikko (Tochigi).
Publicidade
Ela desapareceu da cidade em julho de 2018, de um hotel onde estava hospedada sozinha. Deixou o passaporte e sua bagagem e não voltou.
De acordo com o relatório da comissão da ONU, divulgado em abril deste ano, as autoridades francesas começaram a investigar como um caso de sequestro e solicitaram à polícia japonesa que coletasse e protegesse os dados do telefone celular usado por ela, duas vezes, em 2018 e 2021. Ma, não obtiveram resposta.
Por esta razão, o comitê da ONU solicitou ao governo japonês que cooperasse com as autoridades francesas tanto quanto possível para procurá-la.
“O governo está respondendo adequadamente”, declarou Matsuno.
Esta é a primeira vez que o comitê faz tal pedido ao Japão.
Um tuíte fixado mostra em formato de mangá o desaparecimento da francesa Tiphaine Veron.
Fontes: JNN e FNN