Número de mulheres que trabalha atinge alta recorde no Japão

A taxa de emprego entre mulheres atingiu uma alta recorde, parcialmente atribuída aos esforços do governo para ajudar mães que trabalham enquanto criam os filhos.

A taxa de emprego entre mulheres também atingiu uma alta recorde (ilustrativa/banco de imagens)

O número de mulheres trabalhadoras no Japão alcançou um recorde de 30,35 milhões em 2022, marcando um aumento de 1,22 milhão em comparação há 5 anos, mostrou na sexta-feira (21) uma pesquisa do governo.

Publicidade

A pesquisa do Ministério de Assuntos Internos e Comunicação também mostrou que a taxa de emprego entre mulheres atingiu uma alta recorde de 53,2%, parcialmente atribuída aos esforços do governo para ajudar mães que trabalham enquanto criam os filhos.

Enquanto o número de homens que trabalha tenha diminuído ligeiramente da pesquisa anterior de 2017 para 36,71 milhões , o aumento de mulheres no mercado de trabalho impulsionou o combinado da população ativa para um recorde de 67,06 milhões, de acordo com a pesquisa.

O número de funcionários não regulares, como part-timers (de meio período), situou-se a 21,11 milhões, contando por 36,9% dos indivíduos empregados, excluindo executivos, e marcando um declínio de 1,3 ponto percentual em comparação à pesquisa anterior.

O primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu promover independência econômica das mulheres como pilar central de sua “nova forma de política capitalismo” ao intensificar os esforços a fim de avançar na igualdade de gênero.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão endurece controles de exportação de equipamento de fabricação de chips

Publicado em 24 de julho de 2023, em Sociedade

O Ministério do Comércio do Japão já identificou 23 itens que estariam sujeitos às novas regras. Esses incluem máquinas de litografia, em que companhias japonesas são líderes.

O Ministério do Comércio do Japão já identificou 23 itens que estariam sujeitos às novas regras (NHK)

O governo japonês começou a endurecer controles de exportação de equipamento de fabricação de semicondutores no domingo (23). Envios para a China passarão por regulações mais rigorosas.

Publicidade

O Ministério do Comércio do Japão já identificou 23 itens que estariam sujeitos às novas regras. Esses incluem máquinas de litografia, em que companhias japonesas são líderes.

As regras não afetarão itens enviados a 42 destinos na chamada lista “branca”, incluindo EUA, Coreia do Sul e Taiwan, enquanto o ministério reconheceu que eles têm acordos apropriados de controle de exportação, mas itens enviados à China e outros destinos enfrentarão verificação mais rigorosas.

A medida ocorre após os EUA terem pedido ao Japão e à Holanda, países com participação significante no mercado de equipamentos de fabricação de chips, endurecessem seus controles de exportação. A competição vem se intensificando entre os EUA e a China por tecnologia avançada.

A China anunciou que vai impor seus próprios controles de exportação sobre metais raros, incluindo gálio e germânio, com início em 1º de agosto.

Atualmente, o Japão não vê a ação da China como medida retaliatória, e planeja ver como ela é implementada para compreender a intenção de Pequim e avaliar seu impacto.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão