Consumidores no Japão verão aumentos de preços em 30.009 produtos alimentícios e bebidas até outubro, visto que as varejistas estão passando custos mais altos para proteger seus lucros, de acordo com uma empresa de pesquisa de crédito.
O total, incluindo os aumentos nos próximos meses, já ofusca o total de 2022 de 25.768 itens, disse a Teikoku Databank em seu relatório de meados de julho.
A companhia também manteve sua previsão para o ano todo em cerca de 35 mil itens, dizendo que outubro deverá ser o mês com o maior aumento de preços.
O peso adicionado sobre as famílias reduziu o poder de compra, tornando cada vez mais improvável que companhias continuem a aumentar preços a tal ritmo rápido, visto que isso enfraquecerá mais demanda, disse.
A companhia citou aumentos em eletricidade e custos de trabalho, junto com um iene mais fraco elevando os custos de importação, como fatores que vão levar a mais aumentos de preços.
Outubro terá aumentos de preços para 3.716 itens, incluindo salsichas e bebidas alcoólicas, alta de cerca de 300 em comparação ao número anunciado no fim de junho.
Entretanto, a companhia disse que o total mensal poderia terminar em mais de 8 mil, visto que provavelmente mais empresas anunciarão alterações de preços.
Ela também espera aumentos de preços intermitentes entre o fim de 2023 e o início de 2024.
A pesquisa compilou dados de preços de 105 companhias listadas e 90 não listadas na indústria de alimentos e bebidas.
Fonte: Mainichi