Criança morre após contrair ‘ameba comedora de cérebro’ em águas termais

A Naegleria fowleri, também conhecida como ameba comedora de cérebro, foi a causa da doença do menino e morte correspondente.

A Naegleria fowleri em 3D (ilustrativa/banco de imagens)

Um menino de 2 anos morreu na semana passada em decorrência de uma infecção por ameba comedora de cérebro, de acordo com a Divisão de Saúde Pública e Comportamental (DPBH) de Nevada, nos EUA, e um post no Facebook da mãe da criança.

Publicidade

De acordo com o comunicado da DPBH, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmou que a Naegleria fowleri, também conhecida como ameba comedora de cérebro, foi a causa da doença do menino e morte correspondente.

Investigadores do estado acreditam que o menino pode ter sido exposto à ameba na Ash Springs, uma estância de águas termais naturais no Condado de Lincoln, segundo o comunicado.

“A Naegleria fowleri é uma ameba viva microscópica unicelular que ocorre naturalmente no meio ambiente. Essa ameba pode causar uma infecção rara muito grave do cérebro chamada meningoencefalite amebiana primária que destrói tecido do cérebro e é quase sempre fatal”, citou o comunicado do DPBH.

Essa ameba é encontrada em água doce quente e no solo, de acordo com o CDC. A Naegleria fowleri, a única espécie fatal, penetra no corpo quando água entra pelo nariz.

A maioria das infecções ocorre por nadar em corpos de água doce, como lagos, rios ou águas termais. Muito raramente as infecções podem ocorrer em piscinas ou parques aquáticos com níveis insuficientes de cloro.

Sintomas iniciais geralmente começam cerca de 5 dias após a infecção e incluem febre repentina, dor de cabeça, vômito e pescoço rígido. Com a evolução da doença, sintomas incluem confusão mental, convulsão e coma.

As taxas de infecção são incrivelmente baixas, com menos de 8 casos reportados anualmente, de acordo com o CDC. Contudo, a Naegleria fowleri é letal. Dentre infecções conhecidas desde 1962, apenas 4 indivíduos sobreviveram à ameba, resultando em uma taxa de fatalidade de 97%.

Fonte: CNN, USA Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Canadense é socorrido no Monte Fuji

Publicado em 25 de julho de 2023, em Sociedade

Ele foi resgatado do local onde teve mal-estar, já perto do cume do Monte Fuji.

Foto ilustrativa do Monte Fuji no verão (JNN)

Segundo informações da polícia, por volta das 13h de segunda-feira (24), um homem ligou para pedir socorro ao amigo com mal-estar, perto do cume do Monte Fuji.

Publicidade

O resgate foi solicitado porque teve sintomas como náuseas e dor de cabeça. Dois socorristas da equipe de resgate da montanha da polícia de Shizuoka encontraram o homem que estava perto do cume e desceram até a 5.ª estação de Subashiri-guchi, chegando às 20h30.

Ele foi identificado como canadense, 36, professor de inglês, residente em Nishinari-ku, cidade de Osaka (província homônima). Segundo a polícia, ele e o amigo começaram a subir o Monte Fuji no dia anterior, chegando a pousar em uma cabana de montanha

Sob o ponto de vista da polícia, estava devidamente vestido para o montanhismo, por isso é provável que tenha sido acometido de soroche, o mal de altitude, pela falta de oxigênio no alto das montanhas. 

Depois de terem descido, o canadense se recuperou, por isso, não quis ser levado ao hospital e retornou à casa.

Fonte: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão