Logo da Toyota Motor (NHK)
A Toyota Motor Corporation anunciou na terça-feira (1.º) os resultados financeiros consolidados, de abril a junho de 2023, com lucro operacional de 1,120 trilhão de ienes, um aumento de 94% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado.
Publicidade
É a primeira vez que uma empresa japonesa obtém um lucro operacional de 1 trilhão de ienes em um trimestre.
Os 3 fatores que contribuíram para esse resultado foram as revisões nos preços dos veículos, aumento na produção de carros e o enfraquecimento da moeda japonesa.
A previsão para o ano fiscal que termina em março de 2024 permanece inalterada em 3 trilhões de ienes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
As vendas no trimestre de abril a junho de 2023 aumentaram 24% em relação ao ano anterior, para 10,546 trilhões de ienes, sendo que o lucro líquido aumentou 78%, para 1,311 trilhões de ienes. O maior lucro operacional trimestral da Toyota até agora havia sido de 997,4 bilhões de ienes no período de abril a junho de 2021.
A produção global da marca Toyota Lexus aumentou 20% para 2,54 milhões de unidades, um recorde. As vendas globais do grupo, incluindo as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, aumentaram 8% para 2,75 milhões de unidades. Os veículos híbridos (HVs) e carros de luxo, como Lexus, venderam particularmente bem.
O efeito da moeda japonesa mais fraca também elevou o lucro, pois a taxa de câmbio média durante o período foi de 137 ienes por dólar, com uma depreciação na casa dos 7 ienes. Compensou a pressão descendente sobre os lucros devido aos custos mais altos das matérias primas (230 bilhões de ienes) e um aumento nos custos trabalhistas que chegaram a 30 bilhões de ienes.
Sobe o preço das ações da Toyota
A previsão de ganhos para o ano inteiro permanece inalterada. Espera-se que as vendas aumentem 2% em relação ao ano anterior, para 38 trilhões de ienes, e o lucro líquido aumente 5%, para 2,58 trilhões de ienes.
Imediatamente após o anúncio dos resultados financeiros, às 13h25, o preço das ações da Toyota subiu 3% em relação ao dia anterior, para 2.464 ienes.
O bom desempenho financeiro da maior indústria automotiva deverá estimular melhorias no desempenho das empresas nacionais, especialmente as de autopeças.
Fontes: Nikkei e NHK