Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mais de 700 mil crianças foram transferidas da Ucrânia para a Rússia desde a invasão

| Notícias do Mundo

Há críticas crescentes na comunidade internacional contra a Rússia de que a transferência de crianças equivale à deportação ilegal.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
crianca 2 ago 2023 1

A transferência de crianças equivale à deportação ilegal, critica a comunidade internacional (ilustrativa/banco de imagens)

A Rússia diz que recebeu cerca de 4,8 milhões de residentes de áreas ocupadas pelo país e de outras partes da Ucrânia desde fevereiro de 2022, acrescentando que mais de 700 mil dessa pessoas são crianças.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A comissária presidencial da Rússia para Direitos das Crianças, Maria Lvova-Belova, divulgou o relatório no domingo (31).

Segundo o relatório, as crianças transferidas incluem 1,5 mil que estavam em instituições para aquelas que ficaram sem cuidado parental no leste da Ucrânia.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Cerca de 380 delas foram colocadas sob custódia protetora de famílias adotivas na Rússia de abril a outubro do ano passado. O relatório afirma que os direitos das crianças não podem ser protegidos em instalações de acomodação temporária.

Contudo, há críticas crescentes na comunidade internacional contra a Rússia de que a transferência de crianças equivale à deportação ilegal. O Tribunal Penal Internacional (ICC) emitiu um mandado de prisão em março para Lvova-Belova e para o presidente Vladimir Putin.

O comissário do Parlamento da Ucrânia para Direitos Humanos, Dmytro Lubinets, disse que o relatório é evidência direta para o ICC.

Ele descreveu o ato russo como violação flagrante dos direitos das crianças que se tornaram reféns da Rússia.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo