O voo de uma companhia aérea iraquiana sofreu atraso após um urso ter escapado no compartimento de carga do avião.
De alguma forma, o animal conseguiu sair de sua caixa de transporte quando o voo estava prestes a decolar do Aeroporto Internacional de Dubai na sexta-feira (4).
Ele tinha como destino a capital do Iraque, Bagdá, mas a chegada sofreu atraso de 1 hora, após passageiros terem sido solicitados a desembarcar enquanto o urso era capturado.
A tripulação da aeronave trabalhou junto com autoridades e especialistas nos Emirados Árabes Unidos para sedar o animal e removê-lo do avião.
Imagens mostram o grande urso negro sendo controlado através de uma fresta na porta aberta do compartimento de carga.
Bear breaks out from a container in the cargo hold of an Iraqi Airways flight from Baghdad to Dubai – https://t.co/5KJeGp3orA pic.twitter.com/HicKz2An0H
— Iraqi News (@IraqiNews_com) August 5, 2023
A Iraqi Airways disse que não tinha responsabilidade pela escapada do urso, insistindo que procedimentos foram realizados de acordo com a lei e padrões aprovados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
Agora, o primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia Al’Sudani ordenou uma investigação sobre como o urso escapou.
A companhia aérea disse que o urso estava sendo levado de Bagdá para Dubai. Contudo, uma pessoa falando em um vídeo na mídia social sugeriu o contrário, dizendo que o voo sofreu 1 hora de atraso para sua viagem a Bagdá e que os passageiros estavam sendo solicitados a desembarcar até que o problema fosse resolvido.
Um funcionário da Iraqi Airways confirmou à agência de notícias Associated Press no domingo (6) que o urso estava sendo, de fato, transportado para a capital iraquiana. O funcionário, que falou sob condição de anonimato, se negou a dizer o nome do dono do animal.
Manter animais predatórios como pets se tornou popular entre os ricos no Iraque, principalmente em Bagdá.
Autoridades têm enfrentado dificuldades em aplicar cláusulas legais para proteger animais selvagens e a polícia de Bagdá, anteriormente, pediu aos cidadãos que ajudassem a relatar avistamentos.
Eles estão preocupados com o fato de animais perigosos serem soltos nas ruas da cidade ou acabando como refeições exóticas em restaurantes.
Fonte: Metro UK