Organizadores de um festival de cavalos anual no Japão onde cavaleiros vestidos como samurais reencenam batalhas disseram nesta terça-feira (8) que estão considerando mudanças de datas para o próximo ano, após casos de insolação terem afetado 111 animais, matando 2 deles.
O Japão registrou suas temperaturas médias mais quentes para julho em mais de 100 anos, e nesta terça-feira alertas de insolação estavam em vigor em 26 das 47 províncias, com previsão de que as temperaturas chegariam a 38ºC em alguns locais.
Pelo menos 111 cavalos – e dezenas de pessoas – precisaram de tratamento para sintomas de insolação no festival Soma Naomai na província de Fukushima de 29 a 31 de julho, após as temperaturas terem chegado a 35ºC, disseram organizadores.
Dois dos animais morreram.
O evento anual de 3 dias, que destaca mais de 400 participantes vestidos como guerreiros samurais medievais lutando montados a cavalo, atraiu mais de 120 mil pessoas.
Yoshichika Hirata, membro do comitê executivo do festival, disse à agência de notícias AFP que a mudança de data do evento do próximo ano para um período de clima mais ameno seria discutida em uma reunião na quinta-feira (10).
Fonte: Channel News Asia