Em 2019, o Japão passou a emitir vistos de longa duração para não japoneses morarem no país, e desde então esse tem sido um destino muito almejado por grande parte dos brasileiros que desejam morar fora do país. Seja para vivenciar uma cultura diferente, buscar mais qualidade de vida ou mesmo encontrar novas oportunidades de emprego, o Japão é um destino que tem muito a oferecer.
O país concede vistos específicos para estrangeiros que desejam ir estudar o idioma local, fazer uma faculdade ou curso técnico no país, ou mesmo para pessoas que possuem uma proposta de trabalho de uma empresa japonesa.
Esses vistos já eram concedidos antes da abertura migratória, que ocorreu em 2019, porém, com as novas regras, o país passou a incentivar a contratação de imigrantes não descendentes, principalmente para suprir a falta de mão de obra especializada.
Tipos de vistos
Para morar ou mesmo visitar o país, é necessário possuir um visto emitido pela embaixada do país. Para iniciar esse processo, é preciso entrar no site da embaixada do Japão e preencher um formulário, que passará por uma análise. Os tipos de vistos concedidos são:
- Visto de turista: Emitido para pessoas que desejam conhecer o país, independentemente do motivo. Ele é válido por 3 meses, e pode ser usado para buscar oportunidades de emprego no país;
- Visto de estudante: Esse modelo é destinado para qualquer estudante que precise ficar mais que 90 dias no país para realizar algum curso;
- Visto para descendentes: Visto concedido para descendentes de japoneses morarem no país. Ele é emitido até a quarta geração da família;
- Visto de trabalho: Visto concedido a estrangeiros contratados por empresas japonesas. Esse tipo de visto possui várias categorias, que vão depender do nível de fluência no idioma e na profissão que o estrangeiro irá exercer no país;
- Visto de casamento: Concedido para pessoas que se casem com algum japonês nativo.
Como é viver no Japão
Um dos maiores desafios para os brasileiros que decidem viver no Japão são os costumes locais. O país possui costumes e tradições muito distintas do Brasil, e a adaptação pode ser mais lenta, dependendo da pessoa. Outro ponto que pode causar muita estranheza é em relação à culinária local, que também é muito diferente da brasileira.
Para pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho, cidades como Tóquio, Osaka, Kyoto, entre outras metrópoles, são as que oferecem mais oportunidades para estrangeiros, principalmente para cargos que exigem formações específicas. Cidades menores também possuem muitas vagas, sendo mais relacionadas a área de serviços.
Custo de vida no Japão
O Japão é um país que possui um custo de vida bastante elevado, principalmente para pessoas que desejam morar nas grandes metrópoles ou em cidades turísticas. Ao buscar um apartamento para alugar, é preciso levar em consideração a localidade desejada, uma vez que o aluguel nas principais cidades pode ser bastante elevado.
Mesmo com o custo de vida elevado, é possível economizar dinheiro no Japão, dependendo do estilo de vida e da escolha do local de moradia. O país oferece uma série de vantagens, como segurança, sistema de saúde de qualidade, respeito à população, boa qualidade de vida e diversas oportunidades de trabalho e estudo, tornando-o um destino atraente para muitas pessoas.