A depreciação do iene não para. Na manhã de segunda-feira (14), a taxa de câmbio chegou a 145,20 ienes por dólar americano no mercado de Tóquio.
Esta foi a primeira vez em 9 meses – desde novembro do ano passado – que a moeda japonesa chega a esse nível de depreciação, deixando o mercado cauteloso com a intervenção cambial.
Os indicadores econômicos divulgados nos Estados Unidos na sexta-feira passada superaram as expectativas do mercado, confirmando a estabilidade da economia americana e reforçando as especulações de que o Fed – Sistema de Reserva Federal – continuaria elevando os juros.
Com isso, as taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos subiram e, na perspectiva de que essa diferença com o Japão, que continua implementando flexibilização em larga escala, se alargue ainda mais.
O movimento de venda do iene e a compra do dólar se intensificou porque os investidores preferem as taxas de juros mais altas.
Em setembro do ano passado, quando o dólar ultrapassou o nível de 145 ienes, o governo e o Banco do Japão intervieram para comprar o iene e vender o dólar, por isso, o mercado está cauteloso.
Fontes: JNN e NHK