A fabricante japonesa de componentes Kaga Electronics gastará ¥5 bilhões (cerca de US$34 milhões) para construir uma fábrica no México, visto que ela visa capturar demanda de companhias que estão se mudando para a América do Norte para evitar tensões entre os EUA e a China.
“O consumo no mercado norte-americano continuará forte, e fabricantes japonesa, nossos principais clientes, estão expandindo suas presenças no México”, disse Ryoichi Kado, presidente da Kaga.
A nova fábrica, que produzirá dispositivos eletrônicos para automóveis e aparelhos de ar-condicionado, deve iniciar operações em abril do ano que vem.
Nos últimos anos, companhias começaram a realizar ações para reorganizar suas redes de fornecimento que estavam centradas na China em resposta a relações tensas entre Washington e Pequim.
O México atraiu atenção como uma alternativa para situar capacidade no mercado norte-americano.
A nova fábrica da Kaga faz parte dos planos da companhia de expandir seus negócios de fabricação de eletrônicos por contrato.
A companhia fechará sua antiga planta e integrará operações na nova fábrica.
Cobrindo 20 mil metros quadrados, a nova fábrica será 2,4 vezes maior do que a planta existente e empregará 2 mil funcionários, quatro vezes o número atual.
A fabricante abriu sua primeira fábrica no México em 2017.
Fonte: Asia Nikkei