Três pessoas morreram e outras 3 foram hospitalizadas após beberem milkshakes contaminados com a bactéria listeria de um restaurante em Tacoma, no estado de Washington, nos EUA, disseram autoridades da saúde.
Investigadores descobriram que um surto estava ligado a máquinas de sorvete que não foram higienizadas de forma apropriada no restaurante Frugals, de acordo com um comunicado de imprensa do Departamento de Estado de Washington de Saúde.
A listeria pode afetar as pessoas até 70 dias após o consumo e as máquinas foram usadas até o dia 7 de agosto, segundo o comunicado.
Os seis indivíduos foram hospitalizados entre 27 de fevereiro e 22 de julho e identificação genética da bactéria dentro dos milkshakes mostraram que se tratava da mesma cepa de listeria que causou as internações, diz o departamento de estado.
Duas de três pessoas que sobreviveram disseram que haviam tomado um milkshake no mesmo restaurante Frugal antes de ficarem doentes.
Sintomas de infecção por listeria incluem febre e dores musculares, e às vezes diarreia e outros problemas gastrointestinais. Outros sintomas são dores de cabeça, confusão mental e convulsões.
A agência está alertando a qualquer pessoa que comeu no restaurante Tacoma entre os dias 29 de maio e 7 de agosto e esteja apresentando sintomas de infecção por listeria que entre em contato com um médico.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a bacteria listeria monocytogene causa cerca de 1,6 mil ocorrências nos EUA anualmente. Cerca de 260 pessoas morrem em decorrência da doença a cada ano.
Ela tipicamente afeta idosos, gestantes, crianças pequenas e adultos com sistemas imunes comprometidos.
Fonte: CNN