O Governo da Província de Gunma apresentou dois labradores retrievers que serão treinados para serem cães farejadores de doenças com o objetivo de pesquisa.
O programa faz parte da iniciativa da província de Gunma de promover coexistência entre humanos e pets.
O governo provincial vai incumbir dois pesquisadores de dentro e de fora de Gunma para estudar como os cães farejam doenças, por exemplo o câncer, e quais tipos de doenças serão alvos.
Os dois labradores retrievers, um macho e uma fêmea, nasceram em maio e vêm sendo preparados na cidade de Takasaki para interagir com as pessoas desde julho.
O treinamento básico iniciará no outono ou posteriormente. Um especialista da Finlândia, país líder em pesquisa de cães farejadores, será convidado para vir ao Japão iniciar o treinamento a partir do ano que vem.
A pesquisa planejada inclui descobrir como os cães detectam o câncer nos estágios iniciais a partir da urina do paciente e outros tipos de fluidos ou respiração, assim como investigar se eles podem farejar cânceres raros ou tumores no sangue.
A pesquisa usando os cães farejadores terá início no próximo ano ou depois e será encerrada no ano fiscal de 2025. A província está solicitando que pesquisadores apresentem resultados e os reportem ao governo.
Fonte: Mainichi