A Huawei Technologies está construindo uma coleção de instalações secretas de fabricação de semicondutores por toda a China para permitir que a companhia contorne as sanções dos EUA, alertou uma associação de semicondutores com sede em Washington, divulgou o site Bloomberg na terça-feira (22).
A gigante chinesa da tecnologia mudou para produção de chips no ano passado e está recebendo cerca de US$30 bilhões em fundos do governo, disse a Associação da Indústria de Semicondutores (SIA, na sigla em inglês), acrescentando que a Huawei adquiriu pelo menos duas plantas existentes e está construindo outras três.
O Departamento de Comércio dos EUA havia adicionado a Huawei a sua lista de controle de exportações por preocupações com a segurança.
A companhia nega que seja um risco de segurança.
Se a Huawei está construindo instalações sob nomes de outras companhias como a SIA diz, então, ela pode ser capaz de contornar as restrições do governo dos EUA para comprar indiretamente equipamento americano de fabricação de chips, de acordo com a reportagem da Bloomberg.
A Huawei foi colocada em uma lista negra comercial nos EUA, impedindo que a maioria dos fornecedores envie produtos e tecnologia para a companhia a menos que eles consigam licenças.
Autoridades continuam a apertar os controles para cortar a habilidade da companhia de comprar ou desenvolver chips semicondutores que alimentam a maioria de seus produtos.
Fonte: Business Recorder