Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Índia pousa no ‘lado escuro’ da lua

Publicado em 24 de agosto de 2023, em Ásia

Sonda espacial indiana pousa no lado escuro da Lua pela primeira vez na história.

Imagem: ANN e Mainichi

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) anunciou hoje (24), horário japonês, que a sonda lunar não tripulada Chandrayaan-3 fez um pouso suave próximo ao polo sul da superfície lunar. É o quarto país a pousar na Lua, depois da antiga União Soviética, dos EUA e da China, e o primeiro a pousar no polo sul, conhecido como o “lado escuro” da lua. Espera-se que a sonda colete informações sobre os recursos hídricos, que se acredita estarem em estado congelado.

Publicidade

De acordo com a ISRO, o Chandrayaan-3 foi lançado do estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, em 14 de julho. O módulo de pouso tem um peso total de 1.752kg e carrega o veículo lunar Pragyan (que significa sabedoria em sânscrito). Ele passará as próximas duas semanas explorando os recursos da Lua. Acredita-se que exista gelo próximo a ambos os polos da superfície lunar, e se aponta que poderia ser usado na produção de combustível de hidrogênio e água potável no futuro.

O pouso foi transmitido ao vivo pela mídia indiana e foi assistido pelo primeiro-ministro Narendra Modi, que está visitando a África do Sul para participar da cúpula dos cinco países emergentes (BRICS). Modi expressou sua alegria, dizendo que foi um momento inesquecível na história.

A Índia também lançou o Chandrayaan-2 em 2019, mas ele colidiu com a superfície lunar e não conseguiu aterrissar. Desta vez, uma sonda lunar russa também pretendia fazer um pouso suave na Lua ao mesmo tempo, mas a agência de notícias Tass informou o fracasso do plano em 20 de agosto.

O governo indiano tem enfatizado a promoção do setor de exploração espacial e, em 2002, tornou-se o primeiro país asiático a conseguir colocar uma sonda na órbita de Marte.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão