Neste verão, a fadiga ocular conhecida no Japão como “目の夏バテ” (Me no Natsu Bate) está aumentando. Mas o que causa este problema?
Segundo Kaori Sato, da Eye Care Clinic de Tóquio, a causa principal da fadiga ocular de verão é a radiação ultravioleta. “O clima excepcionalmente quente deste ano e o fim das restrições de locomoção aumentou as oportunidades de exposição aos raios ultravioleta.”
Há muitos casos de pacientes que apresentavam “arranhões” na córnea além de problemas no globo ocular devido à exposição contínua aos raios UV. “A fadiga ocular é um sintoma de dor e congestão dos olhos devido aos efeitos do calor”, completou Sato.
Medidas contra a fadiga ocular
Segundo especialistas, não são apenas os raios UV que causam os sintomas. Outro ponto a se observar é o uso contínuo de ventiladores e ar-condicionado. Isso pode causar evaporação das lágrimas, deixando os olhos secos. A dica de prevenção é evitar ventiladores e vento do ar-condicionado voltados na direção dos olhos, mas se for necessário se refrescar, apontar para outras partes do corpo.
E, quando estiver na rua, a dica de prevenção é o uso de sombrinhas e óculos com alta proteção UV e cores claras, pois óculos escuros podem dilatar a pupila e fazer entrar mais raios solares.
Caso o problema persistir, procurar um médico é altamente recomendado, para uma avaliação precisa.
Fonte: ANN