Uma onda de saques a lojas e mercados tem acontecido em diversas regiões da Argentina, supostamente organizados por grupos de bairros populares, em meio a uma disparada da inflação no país.
As imagens de câmeras de segurança mostram cidadãos invadindo repentinamente lojas e levando produtos sem pagar. Uma loja de roupas foi invadida por dezenas de pessoas, entre elas um invasor parecia ser uma criança. Roupas e acessórios foram saqueados. A balconista indefesa apenas assistiu a cena sem ter o que fazer.
Em outro local, um supermercado foi saqueado. As imagens mostram saqueadores saindo correndo do local com produtos em mãos, e até com carrinho de compras.
Alguns lojistas estão enfrentando os saqueadores, usando até mesmo armas de fogo como espingardas.
Na capital, relatórios oficiais divulgados apontam para pelo menos 150 tentativas de saques e 94 pessoas detidas em bairros da periferia.
Mais de 200 pessoas foram presas em toda a Argentina, segundo a mídia local.
Aumento repentino de preços na Argentina
A Argentina enfrenta um aumento do número de cidadãos em dificuldades financeiras. Acredita-se que o aumento rápido da inflação, que elevou o preço de muitos produtos, esteja por trás desta série de saques e pilhagem em lojas.
O preço de muitos produtos dobrou em um ano e o número de cidadãos que vivem na pobreza está aumentando.
Veja no vídeo abaixo alguns dos saques que ocorreram na Argentina.
https://www.youtube.com/watch?v=RFXuTxrA27U
Fonte: ANN