Uma companhia aérea planeja descobrir se viajantes que buscam solidão pagarão uma taxa extra elevada para evitar se sentarem perto de bebês e crianças pequenas.
A Corendon Airlines diz que venderá passagens para uma zona apenas para adultos – ninguém com menos de 16 anos – em voos entre Amsterdã e Curaçau com início em novembro.
A aérea da Turquia diz que pessoas viajando sem crianças terão arredores silenciosos e pais não terão que se preocupar com seus filhos perturbando outros passageiros.
A Corendon anunciou na semana passada que vai separar 93 poltronas regulares e 9 com espaço extra para as pernas na zona de adultos na parte frontal de seus Airbus A350, os quais contam com 432 assentos no total. Uma divisória ou cortina vai separar essa área das demais no fundo da aeronave.
A companhia aérea disse em seu site que cobrará uma taxa extra de reserva de 45 euros (US$49) para a zona onde crianças são proibidas, aumentando para 100 euros (US$109) por um dos assentos com espaço extra para as pernas.
Um voo de Amsterdã com destino a Curaçau leva em média 10 horas.
Brett Snyder, que administra uma agência de viagens e escreve no blog Cranky Flier, disse na terça-feira (29) que poderia haver demanda para assentos destinados a adultos.
“Para uma companhia aérea de lazer pesado como a Corendon, que provavelmente está repleta de famílias com crianças pequenas, posso ver o atrativo para alguém que viaja sem crianças pagar para estar longe delas e ter mais paz e silêncio”, disse Snyder.
Entretanto, acrescentou ele, as pessoas no fundo da zona de adultos ainda podem ouvir crianças chorando, então “é como antigamente quando você estava na última fileira da área de não fumantes, mas ainda podia sentir o cheiro da fumaça”.
A Corendon não é a primeira companhia aérea a testar uma seção sem crianças pequenas.
A Scoot, uma companhia aérea de baixo custo, vende uma área onde passageiros devem ter pelo menos 12 anos.
Em 2012, a Malaysia Airlines anunciou que não permitira que passageiros com idade inferior a 12 anos usassem 70 assentos na área econômica na plataforma superior de suas aeronaves Airbus A380. Posteriormente, a aérea recuou, dizendo que se houvesse muitas famílias com crianças para serem acomodadas na plataforma inferior, ela arranjaria espaço para elas na classe econômica adulta no andar de cima.
Fonte: Japan Today