O primeiro tufão do mês de setembro e o 13.º do ano está em formação, ao sul da província de Okinawa e deverá seguir pelo Pacífico, ao arquipélago principal.
Ciclone tropical perto de Okinawa e um ciclone barotrópico no sul do país (satélite da AMJ via Okinawa Times)
Ainda se trata apenas de previsão, mas o atual ciclone tropical que deverá se transformar no tufão de número 13, poderá assolar as regiões de Tokai até Hokkaido, pois deverá se mover pela costa do Pacífico.
Publicidade
Na manhã de segunda-feira (4) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre o ciclone tropical ao sul de Okinawa, com 1.004hPa, o qual se move em direção norte.
Atualmente, existe um ciclone barotrópico ou um extratropical considerado barotropicamente frio sobre o Oceano Pacífico, ao sul do Japão. O próximo tufão deverá se mover para o norte devido aos ventos do sul que sopram entre o vórtice frio e o ciclone tropical.
Embora a temperatura da superfície do mar na área circundante seja elevada, ainda não estão reunidas as condições de vento necessárias para o desenvolvimento de um tufão, por isso, o 13.º não deverá ser forte.
É recomendável ficar atento ao desenvolvimento e ao movimento desse ciclone tropical.
Vale lembrar que foram 5 tufões em agosto. A média anual de setembro é cinco, sendo que em um ano podem ocorrer até 25 tufões.
Previsão do curso do próximo tufão, ainda ciclone tropical (AMJ)
Fontes: AMJ, WeatherNews e Okinawa Times