
Mulher tirando amostra de sangue com caneta lancetadora (ilustrativa/banco de imagens)
Pesquisadores no Japão dizem ter descoberto que um tipo de bactéria intestinal pode proteger contra o desenvolvimento de diabetes.
Segundo eles, essas bactérias podem ativar a insulina, um hormônio que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
O grupo de pesquisadores do instituo Riken, da Universidade de Tóquio e outros publicaram suas descobertas no jornal de ciência Nature.
Artigos relacionados
Eles observaram mais de 300 adultos que foram considerados não estarem sob risco de desenvolver diabetes por causa do peso e resultados de teste de sangue.
Os pesquisadores examinaram os tipos de suas bactérias intestinais, carboidratos fecais e condições de insulina. Eles disseram que os resultados mostram que a insulina funciona melhor em pessoas com altos níveis de certos tipos de bactérias, incluindo a Alistipes.
A equipe ofereceu a bactéria Alistipes a ratos obesos. Ela disse que seus níveis de açúcar no sangue foram reduzidos em mais de 20% comparados a ratos que não receberam a bactéria.
Os pesquisadores acreditam que a Alistipes ajuda a reduzir a resistência à insulina ao consumir ativamente glicose e outros açúcares que suprimem a atividade do hormônio.
O líder da equipe, Hiroshi Ohno do Centro Riken para Ciências Médicas Integrativas, diz que há uma possibilidade de que o desenvolvimento de diabetes possa ser prevenido ao aumentar esse tipo de bactéria intestinal.
Fonte: NHK







