Certas bactérias intestinais podem proteger contra diabetes, dizem pesquisadores no Japão

Segundo pesquisadores no Japão, essas bactérias podem ativar a insulina, um hormônio que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Mulher tirando amostra de sangue com caneta lancetadora (ilustrativa/banco de imagens)

Pesquisadores no Japão dizem ter descoberto que um tipo de bactéria intestinal pode proteger contra o desenvolvimento de diabetes.

Publicidade

Segundo eles, essas bactérias podem ativar a insulina, um hormônio que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O grupo de pesquisadores do instituo Riken, da Universidade de Tóquio e outros publicaram suas descobertas no jornal de ciência Nature.

Eles observaram mais de 300 adultos que foram considerados não estarem sob risco de desenvolver diabetes por causa do peso e resultados de teste de sangue.

Os pesquisadores examinaram os tipos de suas bactérias intestinais, carboidratos fecais e condições de insulina. Eles disseram que os resultados mostram que a insulina funciona melhor em pessoas com altos níveis de certos tipos de bactérias, incluindo a Alistipes.

A equipe ofereceu a bactéria Alistipes a ratos obesos. Ela disse que seus níveis de açúcar no sangue foram reduzidos em mais de 20% comparados a ratos que não receberam a bactéria.

Os pesquisadores acreditam que a Alistipes ajuda a reduzir a resistência à insulina ao consumir ativamente glicose e outros açúcares que suprimem a atividade do hormônio.

O líder da equipe, Hiroshi Ohno do Centro Riken para Ciências Médicas Integrativas, diz que há uma possibilidade de que o desenvolvimento de diabetes possa ser prevenido ao aumentar esse tipo de bactéria intestinal.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Líderes de negócios do Japão preparam 1ª visita à China em mais de 4 anos

Publicado em 4 de setembro de 2023, em Ásia

A Associação vinha enviando uma delegação para a China quase todos os anos desde 1975, mas as visitas foram suspensas com o início da pandemia de coronavírus.

A última visita de líderes de negócios do Japão à China foi no outono de 2019 (NHK)

A Associação Econômica Japão-China está se preparando para enviar uma delegação de líderes de negócios ao país vizinho pela primeira vez em mais de 4 anos.

Publicidade

Fontes disseram à rede NHK que a delegação espera visitar Pequim de 23 a 26 de janeiro do ano que vem.

O grupo incluiria o líder da associação, Kosei Shindo, e Masakazu Tokura, presidente da Federação de Negócios do Japão, conhecida como Keidanren.

Segundo as fontes, a delegação espera realizar reuniões com a liderança chinesa e altos funcionários do governo que supervisionam a economia.

A Associação vinha enviando uma delegação para a China quase todos os anos desde 1975, mas as visitas foram suspensas com o início da pandemia de coronavírus. A última foi no outono de 2019.

A associação deve enfrentar dificuldades em organizar a próxima viagem em meio às relações bilaterais frias.

Questões delicadas incluem a reação expressiva da China à liberação do Japão de água tratada e diluída da planta nuclear de Fukushima Daiichi no mar.

A planta sofreu uma fusão tripla devido ao terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível fundido do reator vem sendo misturada com a da chuva e a subterrânea.

A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

Antes de liberar a água tratada no mar, a operadora da planta a dilui para reduzir os níveis de trítio a cerca de um sétimo dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde para água potável.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão