Por influência da área de baixa pressão, antes tufão de número 12, parte da região Kanto teve rajadas de vento que chegaram a 22 metros por segundo e uma chuva torrencial, no começo da tarde de segunda-feira (4).
Em Iwazo-machi, cidade de Utsunomiya (Tochigi), os bombeiros receberam várias chamadas informando que as casas estavam a ponto de ficarem inundadas. E de fato, um rio transbordou nessa área por causa do índice pluviométrico de 110mm em uma hora.
As cidades de Mashiko (Tochigi) e Chikusei (Ibaraki), também tiveram inundação por causa dessa chuva torrencial.
A reportagem da ANN entrevistou o motorista japonês que se salvou escapando do vidro lateral, pois foi surpreendido pelo repentino aumento do nível da água enquanto dirigia.
Relatou que enquanto estava ao volante, a água foi subindo e perdeu o controle. Nessa hora, abriu o vidro lateral para sair imediatamente. “Pensei que fosse o fim (da vida). O aumento da inundação foi muito rápido”.
No final do dia, o seu carro estava parado entre as plantas da calçada. Além disso, que se viu em Utsunomiya foi os moradores de casas térreas fazendo faxina para tirar o barro por causa da inundação.
Fontes: ANN e NTV