Kim Jong-un planeja viajar à Rússia neste mês a fim de se encontrar com o presidente Vladimir Putin e discutir a possibilidade de fornecer armas para Moscou destinadas à guerra na Ucrânia, enquanto o Kremlin diz que está buscando relações militares mais próximas com a Coreia do Norte.
Em uma rara viagem ao exterior, Kim partiria de Pyongyang, provavelmente a bordo de um trem blindado, com destino a Vladivostok, na costa do Pacífico da Rússia, onde ele se encontraria com Putin, divulgou o New York Times na segunda-feira (4), citando os EUA e fontes aliadas.
Enquanto estiver em Vladivostok, uma cidade portuária não muito distante da Coreia do Norte, os dois líderes discutiriam o envio de ogivas de artilharia e mísseis antitanque de Kim em troca de tecnologia avançada de Moscou para satélites e submarinos nucleares, divulgou o jornal.
Em um momento quando os EUA manifestaram preocupação em relação às relações militares crescentes entre os dois países, a notícia da visita planejada de Kim ocorreu após a Rússia ter dito que estava discutindo a realização de exercícios militares conjuntos com a Coreia do Norte.
O Kremlin disse na semana passada que Moscou tem a intenção de aprofundar suas “relações mutuamente respeitosas” com Pyongyang, um de seus aliados na Guerra Fria e também um da pequena porção de países que apoiam a proclamada anexação da Rússia de partes da Ucrânia em 2022.
O New York Times divulgou que Kim possivelmente iria a Moscou, embora não fosse conclusivo.
Fonte: Channel News Asia