Uma universidade na cidade de Kashiwara (Osaka) desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial (IA) que pode detectar estudantes desatentos enquanto ajuda professores a desenvolverem habilidades em classe mais eficazes.
A Universidade Osaka Kyoiku colaborou com a Kansai Denki Kogyo sediada em Higashi-Osaka no desenvolvimento do sistema que usa imagens termais para mostrar se estudantes saem de seus lugares ou estão dormindo durante as aulas.
A Kansai Denki Kogyo fabrica equipamento de geração fotovoltaica e tem expertise em termografia e tecnologia de reconhecimento de imagem usando IA.
“O sistema é destinado a ‘visualizar’ o que os jovens estão fazendo e não monitorá-los, e ajudar professores a melhorar suas habilidades de ensino”, disse Kazuki Niwayama, professor associado na universidade.
Ao comparar o comportamento dos jovens com dados sobre como eles estão sendo ensinados, o sistema pode, por exemplo, encorajar professores a elogiar estudantes com mais frequência, oferecer explicações mais simples e elaborar outras maneiras de aprofundar a compreensão, disse a equipe do projeto.
Como o sistema é baseado em temperaturas corporais, ele pode ser usado em qualquer cenário e condições fracas de luz.
Fonte: Asahi