De acordo com a informação de quarta-feira (6), Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), o preço médio do litro da gasolina comum em todo o país é de 186,50 ienes, levantado na segunda-feira (4).
Houve um aumento de 0,90 iene em comparação à semana anterior, sendo que foi a 16.ª semana consecutiva com alta do preço, renovando o recorde.
O principal motivo é a redução gradual da taxa de subsídio do governo, implementada para reduzir o peso do preço do combustível.
Mas, o governo decidiu esticar esse prazo do subsídio até o final do ano, portanto, espera-se uma redução do preço do litro da gasolina comum e de outros combustíveis na próxima semana, caindo para cerca de 175 ienes.
Posto de gasolina do Costco
“Espera-se que a próxima semana caia pela primeira vez em 17 semanas”, disse um porta-voz do Centro de Informações sobre o Petróleo.
Cada província tem um preço médio diferente e na província de Okinawa, tanto os residentes quanto os turistas se assustaram, pois há postos cujos preços passaram de 190 ienes o litro.
Em Tokoname (Aichi), o posto de gasolina anexo ao Costco, tem abastecido cerca de 2,5 mil carros por dia porque o preço é inferior ao da média da cidade, de cerca de ¥175 (na quarta-feira). Porém, o Costco só aceita pagamento com cartão pré-pago ou de crédito com a bandeira Mastercard.
Fontes: NTV, Nagoya TV e Okinawa Times