O Ministro da Justiça do Japão (MOJ), Ken Saito, fez um pronunciamento, através de uma coletiva de imprensa, na sexta-feira (9), para alertar os cidadãos estrangeiros sobre uma série de chamadas telefônicas de pessoas se passando por funcionários da Agência dos Serviços de Imigração.
Segundo o ministro, os golpistas pedem informações pessoais e também exigem dinheiro.
“Foi decidido que será levado sob custódia porque foi encontrada anormalidade no seu passaporte”, dizem os malfeitores que se passam por funcionário das sucursais da Imigração.
Além disso, esses golpistas têm enviado correspondências falsas aos restaurantes e outros estabelecimentos que empregam estrangeiros pedindo informações da conta bancária deles, alegando que tal procedimento se tornou necessário devido aos procedimentos mais rigorosos de controle.
“A Agência de Serviços de Imigração jamais pedirá dinheiro por telefone, nem pedirá informações em nome do status de residência mais rigoroso pela revisão da Lei de Controle da Imigração”, alertou o ministro da Justiça.
Disse que está tomando medidas necessárias para assegurar que nenhum estrangeiro residente sofra danos por parte desses malfeitores e recomenda cautela.
Fonte: NHK