Uma boa opção de tratamento para indigestão pode estar em seu estande de condimentos, de acordo com um novo estudo.
O estudo, publicado na segunda-feira (11) no jornal médico BMJ, comparou como mais de 150 pessoas com dispepsia, ou indigestão, responderam ao medicamento omeprazol, açafrão – que contém o composto curcumina – ou uma combinação dos dois.
O omeprazol é um medicamento comum usado para tratar certos problemas cardíacos e no esôfago ao reduzir o ácido no estômago, de acordo com a Mayo Clinic.
No 28º e 56º dias de tratamento, foram avaliados os sintomas das pessoas no estudo – que podem incluir dor estomacal, inchaço, náusea ou sensação de saciedade – usando a avaliação de Intensidade de Dispepsia, um questionário que classifica a gravidade da indigestão.
Pesquisadores não encontraram diferenças significantes nos sintomas dos grupos que tomaram o medicamento, consumiram açafrão ou a combinação dos dois, de acordo com o estudo.
“Além de propósitos anti-inflamatórios e antioxidantes, a curcumina/açafrão poderia ser uma opção para tratar dispepsia com eficácia comparável ao omeprazol”, disse o líder do estudo, o Dr. Krit Pongpirul, professor associado no departamento de medicina preventiva e social na Universidade Dhulalongkorn em Bangkok, na Tailândia.
O açafrão é usado pelas pessoas no Sudeste Asiático para tratar desconforto estomacal e outras condições inflamatórias, disse Pongpirul. Seu uso medicinal remonta há centenas de anos, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina.
Nos EUA, seu uso medicinal primário tem sido como um suplemento alimentar anti-inflamatório e antioxidante para aliviar osteoartirite e síndrome do intestino irritável, acrescentou ele.
Contudo, esse é o primeiro ensaio clínico que compara diretamente a curcumina/açafrão ao omeprazol no tratamento de dispepsia, disse Pongpoirul.
Fonte: CNN