
Interior de uma aeronave (RawPixel)
O que os passageiros consideram importantes na hora de escolher a companhia aérea para viajar? Essa foi uma das perguntas feitas pela empresa de pesquisa americana J. D. Power Japan para avaliar o nível de satisfação em relação a elas.
A pesquisa foi realizada de forma online em meados de junho. Foram avaliadas respostas de 4.470 pessoas, com idade entre 18 e 74 anos, que fizeram voos domésticos no ano passado.
Segundo a empresa de pesquisa, os elementos que têm maior impacto na satisfação geral são a “tripulação de voo”, como o piloto e comissários de bordo; seguidos de “instalações/serviços de bordo” e “procedimentos de check-in/manuseio de bagagem/embarque”.
Artigos relacionados
Dos entrevistados, 20% sofreram atraso (com mais de 15 minutos na partida ou na chegada) em relação ao horário programado. Isso mostrou que os passageiros que enfrentam atrasos nos voos tendem a ter níveis mais baixos de satisfação geral.
Por outro lado, tornou-se claro que os níveis de satisfação sobem um índice médio quando o pessoal de terra e os comissários de bordo fornecem explicações adequadas sobre os atrasos. Mesmo quando isso ocorre, parece que o fornecimento de informações adequadas pode evitar uma queda significativa na satisfação.
Ranking das companhias aéreas do Japão com maiores índices de satisfação

Star Flyer (Flickr) e Skymark (Wikimedia)
Na classificação de satisfação do cliente, os clientes entrevistados, definiram o ranking das companhias aéreas.
As 3 últimas ficaram abaixo da média de 701 pontos. Veja o ranking, independente de serem low cost carrier (LCC) ou não.
- 8.º: Peach com 648 pontos
- 7.º: Jetstar com 649 pontos
- 6.º: Solaseed Air com 688 pontos
- 5.º: Air Do com 703 pontos
- 4.º: JAL com 705 pontos
- 3.º: ANA com 709 pontos
- 2.º: Skymark com 715 pontos
- 1.º: Star Flyer com 729 pontos
As duas primeiras colocadas – Skymark e Star Flyer – são LCC, cuja imagem de apenas “baratas” certamente mudará porque as pessoas que participaram da pesquisa apontaram as melhores classificações em relação à tripulação, a facilidade na reserva, na hora do check-in e nos procedimentos de embarque.

Reprodução do ranking divulgado pela empresa J. D. Power
Fonte: divulgação







