O estado de Kerala, no sul da Índia, emitiu um alerta após ter confirmado que duas pessoas haviam morrido em decorrência do raro vírus Nipah.
Uma das mortes ocorreu no início deste mês enquanto a outra foi em 30 de agosto, ambas no distrito de Kozhikode do estado, disseram autoridades.
Dois parentes de uma vítima também testaram positivo para o vírus e estão sendo tratados no hospital.
Esse é o quarto surto de vírus Nipah em Kerala desde 2018.
A infecção por vírus Nipah é uma “doença zoonótica” transmitida de animais como porcos e morcegos frugívoros para humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ele também pode ser transmitido através de comida contaminada e contato com uma pessoa infectada.
As pessoas que contraem o vírus, às vezes, não apresentam sintomas perceptíveis, enquanto outras exibem sinais de problemas respiratórios agudos. Em casos graves, uma infecção por Nipah pode resultar em encefalite fetal – uma condição grave que afeta a cérebro.
A taxa de mortalidade entre aqueles que contraem o vírus é alta, visto que não há medicamento ou vacina disponíveis para tratar a infecção. O tratamento é limitado a gerenciar os sintomas e terapia de apoio.
O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan disse que o governo estatal estava levando as mortes “muito seriamente” e pediu às pessoas que exercessem precaução ao usar máscara e visitar hospitais apenas para emergências.
Contudo, ele acrescentou que não havia motivo para pânico, visto que as pessoas as quais estavam em contato com aquelas que haviam morrido devido ao vírus estavam sendo submetidas a tratamento.
Kozhikode registrou seu primeiro – e pior surto – de Nipah em 2018 quando 17 dos 18 casos confirmados morreram.
Uma investigação publicada pela agência de notícias Reuters em maio descobriu que Kerala, que é um estado tropical e está passando por rápida urbanização e perda de árvores criou “condições ideais para um vírus como o Nipah surgir”.
Fonte: BBC