O governo japonês vai estabelecer faixas especiais e prioritárias em Hitachi (Ibaraki) em preparação para o uso disseminado do nível 4 de direção autônoma, soube o site Asia Nikkei.
Essa será a primeira introdução de faixas para veículos autônomos em uma estrada pública no Japão.
O governo espera ter tais faixas a nível nacional assim que sua segurança for estabelecida, visando abrandar uma escassez de motoristas de ônibus e de caminhão.
Planos para introduzir faixas de condução automatizada em estradas, como na Shin-Tomei Expressway já foram revelados pelo governo.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria, em uma reunião de planejamento nesta sexta-feira (15), apresentará uma proposta para implementar o sistema em uma rodovia pública em Hitachi. Um plano concreto será finalizado até o fim do ano.
O governo tornará a estrada, que se estende por vários quilômetros a partir da estação de Omika da JR da cidade de Hitachi, uma faixa de condução automatizada.
Sensores e câmeras serão instalados em estradas existentes para monitorar o movimento de pedestres e veículos. O sistema também será capaz de responder aos sinais do tráfego.
Enquanto o plano para Hitachi pareça se referir ao nível 2 de condução automatizada que requer um motorista, a meta eventual é operar no nível 4, que permitiria condução totalmente autônoma.
Em abril, a Lei de Tráfego em Rodovias revisada entrou em vigor, suspendendo a proibição sobre a automação de nível 4 sob certas condições.
A Michinori Holdings, uma empresa de ônibus, será a principal operadora do sistema.
Se as faixas serão dedicadas a carros autônomos ou serão faixas prioritárias será decidido depois.
A propagação de condução automatizada deve ajudar a aliviar a escassez de motoristas de ônibus, que tem sido uma preocupação, particularmente em áreas rurais no Japão.
Fonte: Asia Nikkei