Um urso-pardo foi salvo após ter sido encontrado vagueando há dias com um grande recipiente de plástico preso em sua cabeça.
O animal faminto foi encontrado andando com dificuldades sobre rochas. O residente Borja Martínez se deparou com o urso enquanto fazia uma caminhada matinal em 13 de setembro.
Ele notificou imediatamente a Fundação de Ursos Pardos (FOP). O animal foi encontrado perto de Anllares del Sil, no noroeste de Madri, na Espanha.
“O animal estava desorientado, andando em círculos e não se aproximando da floresta. Como ele não estava conseguindo ver, ele colidiria com árvores e ficaria com medo”, acredita Borja.
“Fomos lá e chamamos a patrulha do órgão governante de Castela e León”, disse o presidente da FOP, Guillermo Palomera García.
E confirmamos que o urso havia ficado com a cabeça pressa no recipiente, o qual provavelmente ele se aproximou para procurar comida”.
O urso, segundo Palomero – que com 98,5Kg, estava abaixo do peso – pode ter ficado com a cabeça presa no recipiente e, portanto, privado de comida e água por vários dias.
Após o chamado de Borja, veterinários foram ao local e tranquilizaram o urso, colocando-o para dormir por 12 minutos.
Eles então removeram o recipiente de sua cabeça e equiparam o animal com um colar GPS antes de acordá-lo com outra injeção. “Foi perfeitamente bem”, disse Palomero.
Não ficou claro onde o urso havia encontrado o recipiente de plástico, o qual continha milho.
Há cerca de 370 ursos-pardos dentro e em torno da Cordilheria Cantábrica da Espanha.
The brown bear with plastic barrel stuck on its head for days was found near Anllares del Sil, north west of Madrid, Spain, and it has finally been freed by a group of veterinarians. pic.twitter.com/48buJ5myOe
— Funny News Hub (@Funnynewshub) September 17, 2023
Fonte: The Mirror