Por volta das 12h30 de segunda-feira (18), uma pessoa relacionada à loja de mergulho ligou para o 118 para pedir socorro, dizendo que “dois clientes de drift diving estão desaparecidos”, perto da Ilha Nakano Kamishima, na costa da Ilha Iriomote, na cidade e ilha de Taketomi (Okinawa).
De acordo com a Guarda Costeira de Ishigaki, um dos dois mergulhadores desaparecidos foi encontrado inconsciente mas teve a morte informada pelo hospital, aproximadamente 4 horas e meia após o relato.
O outro mergulhador continua sendo procurado pela Guarda Costeira.
Segundo informações da Guarda Costeira, dois instrutores com 8 clientes foram divididos em dois grupos para a prática do mergulho drift, modalidade na correnteza, o que exige expertise.
Como os dois mergulhadores não apareceram na hora marcada, o funcionário que esperava por eles no barco, avisou o 118. Um dos instrutores que fazia as buscas na área foi quem encontrou um submerso, cerca de 2 horas depois do pedido de socorro.
Em junho deste ano houve uma ocorrência de 7 desaparecidos, todos de um grupo de mergulho em correnteza, em Okinawa. Eles ficaram temporariamente desaparecidos nesse tipo de mergulho no norte do recife de Lucan, na costa da cidade de Itoman, mas foram todos salvos sem lesões.
Fontes: JNN, RBC e ANN