Uma das gigantes do setor imobiliário da China, a Sunac, pediu proteção contra falência nos EUA, logo após ganhar aprovação de seus credores para reestruturar US$10 bilhões em dívidas.
A companhia apresentou um pedido para proteção através do Capítulo 15 junto ao Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova Iorque na terça-feira (19).
Em semanas, essa é a segunda incorporadora imobiliária chinesa a buscar tal proteção. A Evergrande pediu proteção através do Capítulo 15 nos EUA em agosto, após registrar prejuízos de US$18 bilhões nos últimos 2 anos.
O processo permite que o tribunal intervenha quando um caso de falência envolve um outro país, e é destinado a ajudar a promover cooperação entre tribunais nos EUA, devedores e outras jurisdições envolvidas em procedimentos de falência transnacionais.
Entrar no processo pode ajudar a Sunac a negociar com credores no exterior, já que ele funciona para revisar sua dívida.
A Sunac era a 10ª maior promotora imobiliária da China em agosto por vendas contratadas, de acordo com a CreditSights.
Como outras promotoras imobiliárias chinesas, a Sunac vem enfrentando uma crise de liquidez em agravamento, com uma queda nas vendas por toda a indústria e deixando muitas incapazes de saldar suas dívidas.
Fonte: CNN