A empresa Kirin Beverage anunciou na quinta-feira (21) sobre o recall voluntário de aproximadamente 52 mil unidades de sucos embalados em caixa de papel de 900ml, de duas frutas.
Os alvos são uma parte da produção dos sucos de maçã (トロピカーナ100%まるごと果実感アップル) e de abacaxi (トロピカーナ100%まるごと果実感パインアップル). O motivo do recall é que a empresa terceirizada, Zen’noh Hipack, de Joso (Ibaraki), confundiu os aromatizantes utilizados no processo de fabricação desses sucos.
“Os aromatizantes não contêm proteínas que possam causar alergias e não causam problemas de saúde”, esclareceu a Kirin.
As metas de coleta são aproximadamente 3,5 mil caixas contendo aproximadamente 42 mil unidades do pacote de suco de sabor maçã, e de 840 caixas contendo cerca de 10 mil unidades do suco de abacaxi, as quais têm prazo de validade até 1.º e 3 de outubro, respectivamente.
Os dois produtos foram fabricados em tanques adjacentes e cada um dos aromatizantes foi colocado acidentalmente no tanque errado.
O erro foi descoberto porque a central de atendimento da companhia Kirin recebeu 16 reclamações até quinta-feira de que o “sabor está diferente”.
O volume de vendas em 2022 foi de aproximadamente 320 mil caixas de suco de maçã e 110 mil caixas de abacaxi. O preço de varejo sugerido para ambos é 281 ienes.
O porta-voz da Kirin disse: “Pedimos nossas sinceras desculpas pela grande preocupação e inconveniência causada aos nossos clientes”.
Fontes: Nikkei e JNN