A farmacêutica startup japonesa vem trabalhando em um medicamento para estimular o crescimento de dentes novos (ilustrativa/banco de imagens)
Uma equipe de cientistas liderada por farmacêutica startup japonesa vem trabalhando em um medicamento para estimular o crescimento de dentes novos no que seria inédito no mundo, visando colocá-lo no mercado em torno de 2030.
Publicidade
A Toregem Biopharma Co., fundada pela Universidade de Quioto, deve iniciar ensaios clínicos em adultos saudáveis em torno de julho de 2024 para confirmar a segurança do medicamento, após a equipe ter tido sucesso no desenvolvimento de novos dentes em ratos no ano de 2018.
A maioria das pessoas tem “botões dentários” que têm o potencial de se tornar um dente novo, além dos de leite e permanentes, embora os botões geralmente não se desenvolvam e subsequentemente desaparecem.
A equipe criou um medicamento à base de anticorpo que inibe a proteína que suprime o crescimento dos dentes. O medicamento funciona nesses botões e estimula o crescimento.
Em 2018, a equipe também administrou o medicamento a furões, que têm dentes de leite e permanentes similares aos dos humanos, e novos cresceram.
A imagem mostra um novo dente na boca de um furão após um novo medicamento ter sido administrado para estimular o crescimento (Mainichi)
A equipe planeja realizar um teste clínico do medicamento a partir de 2025 envolvendo crianças entre 2 e 6 anos com anodontia, as quais nascem sem alguns ou todos os dentes permanentes. Será injetada uma dose nas crianças para induzir o crescimento dos dentes.
Também há esperanças de usar o medicamento no futuro para adultos que perderam os dentes devido a cáries.
“Um dente em falta para uma criança pode afetar o desenvolvimento do osso do maxilar”, disse Katsu Takahashi, cofundador da Toregem Biopharma e chefe de odontologia e cirurgia oral no Hospital Kitano em Osaka.
“Esperamos que o medicamento sirva como uma chave para solucionar esses problemas”, disse ele.
Fonte: Mainichi