A Nissan venderá apenas veículos elétricos (VEs) na Europa até o fim da década, disse o presidente e CEO Makoto Uchida na segunda-feira (25), enquanto montadoras se preparam para um prazo em 2035 para fazer a mudança em grande parte do continente.
“A Nissan fará a mudança completa para elétricos até 2030 na Europa”, disse Uchida durante um evento no centro de design da Nissan em Londres, na Inglaterra.
A ação da montadora japonesa se alinha com o plano da União Europeia (UE) de proibir a maioria das vendas de novos veículos a combustão em 2035. Veículos que funcionam com eletrocombustível e hidrogênio serão isentos da proibição.
A Nissan fabrica os veículos elétricos Leaf na planta de Sunderland no norte da Inglaterra. Em 2021, a companhia anunciou um plano de US$1,21 bilhão para construir um centro de VEs britânico, incluindo uma nova unidade de baterias.
Entre as rivais da Nissan, a Toyota planeja fazer com que VEs contem por metade de sua vendas de carros novos na Europa Ocidental, até 2030. Veículos elétricos, de célula de combustível e outros de emissão zero devem constituir todas as vendas de carros novos até 2035, quando a proibição da UE entrar em vigor.
Honda planeja vender apenas VEs e veículos de célula de combustível globalmente até 2040.
Fonte: Asia Nikkei