A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA moveu uma ação antitruste contra a gigante do e-commerce Amazon, acusando-a de abusar de seu poder monopolista e prejudicar consumidores.
A reguladora antitmonopólio anunciou na terça-feira (26) que ela e 17 estados moveram a ação junto ao Tribunal Distrital dos EUA no estado de Washington. Ela acusa a Amazon de manter ilegalmente seu poder monopolista através de conduta anticompetitiva.
Segundo a FTC, a Amazon cobra tarifas caras de vendedores que dependem dela para se manterem nos negócios. A FTC também diz que se um vendedor está oferecendo produtos a preços baixos em outros lugares, ela pode classificá-lo em nível inferior em seus resultados de busca.
A Amazon disse que a ação estava “errada sobre os fatos e a lei” e acusou a reguladora em si de potencialmente prejudicar consumidores. Ela disse que as práticas as quais a FTC está desafiando estimularam competição e resultaram em preços mais baixos.
A presidente da FTC, Lina Khan, é conhecida por sua posição agressiva ao colocar rédeas no poder de gigantes da tecnologia. O processo da FTC está buscando proibir permanentemente as ações as quais ela acusa a Amazon. Se isso ter êxito poderia potencialmente prejudicar as fundações dos negócios da companhia.
Fonte: NHK