A Toyota disse que sua produção global aumentou 4% em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando 798.771 veículos e marcando um recorde para o mês de agosto.
A produção doméstica da maior montadora do mundo aumentou 22% em comparação ao ano anterior, compensando uma queda de 2% no exterior e destacando sua recuperação dos problemas nas redes de fornecimento de semicondutores do ano passado.
Uma falha que paralisou todas as plantas de montagem doméstica por um dia no mês passado teve pouco impacto na produção.
A Toyota registrou um aumento de 321% na Índia, onde ela está se beneficiando de uma parceria com a Suzuki Motor, para um pouco mais de 32 mil veículos. A agência de notícias Reuters divulgou na quarta-feira (27) que a Toyota planeja construir uma terceira fábrica de carros no país.
A montadora japonesa registrou um aumento de 9,8% nas vendas globais em agosto, totalizando 853.285 veículos, também um recorde para o mês.
Os números para produção e vendas incluem a marca de luxo Lexus da Toyota.
Na China, as vendas caíram cerca de 7%. Em contraste, as vendas domésticas aumentaram cerca de 46% e aquelas nos EUA 15%.
Fonte: Asia Nikkei