O Hospital San Ikukai no distrito de Sumida (Tóquio) está se preparando para instalar uma “roda dos expostos” onde pais podem deixar seus bebês anonimamente se eles tiverem dificuldades para criá-los, soube o site Jiji na quinta-feira (28).
A instituição espera disponibilizar a roda dos expostos na próxima primavera ou depois, junto com um sistema para permitir que mulheres deem à luz de forma confidencial.
Se as preparações do Hospital San Ikukai seguirem de acordo com o plano, ele será a segunda instituição médica no Japão a oferecer uma roda dos expostos. A primeira é o Hospital Jikei em Kumamoto (província homônima), que abriu o mecanismo em maio de 2007.
Uma operadora de clínica no distrito de Koto (Tóquio) está visando instalar uma roda dos expostos no outono de 2024.
De acordo com fontes informadas, o San Ikukai criará a roda dos expostos no exterior do prédio do hospital e uma incubadora no interior.
Após receberem os bebês, o hospital trabalhará com centros de consulta infantil e a polícia a fim de encontrar lares para as crianças e pais adotivos.
Sob o sistema de nascimento confidencial, apenas o hospital saberá os nomes, endereços e datas de nascimentos das mães.
O hospital permitirá que as crianças saibam as identidades dos pais no futuro. Ele está considerando estabelecer a idade para revelação de tal informação aos 16 anos.
O Hospital Jikei de Kumamoto havia aceitado 170 bebês e crianças pequenas até o fim do ano fiscal de 2022. Ele também é o primeiro do país que aceitou nascimentos confidenciais. Ele aceitou 14 usuárias desde que iniciou o sistema em dezembro de 2019.
Fonte: Yomiuri